
“…A mulher que teme ao Senhor será elogiada.” Provérbios 31:30
O equilíbrio é um desafio constante para muitas de nós. Frequentemente, somos atraídas para diferentes direções: queremos nos dedicar à família, mas também sentimos a responsabilidade no trabalho e no ministério. Esse desejo de conciliar tudo pode ser louvável, mas também nos coloca em risco de sobrecarga. Este devocional é um convite para refletirmos sobre como manter nossa paz e discernimento ao equilibrar as responsabilidades, encontrando em Deus a nossa fonte de sabedoria e descanso.
Divididas Entre Obrigações
Frequentemente, nos sentimos divididas entre as obrigações familiares, profissionais e espirituais. Precisamos buscar em Deus, conselhos bíblicos para alcançar sabedoria e equilíbrio, mantendo a paz interior e priorizando o que realmente importa. De fato, é comum vermos mulheres sobrecarregadas e exaustas com suas rotinas, e eu mesma recebo do Senhor, de tempos em tempos, um alerta quanto a isso.
O Excesso de Compromissos
Temos uma tendência a nos envolver em inúmeras atividades, a ponto de, às vezes, nos sentirmos como um polvo, com tentáculos estendidos para equilibrar saúde, família, trabalho, igreja e outras responsabilidades. Sem o auxílio do Espírito Santo, ao lermos Provérbios 31, a partir do versículo 10, podemos até pensar que temos justificativa para uma vida tão atribulada. É bom e louvável não sermos preguiçosas (v.27), mas também não podemos viver em um extremo que nos impede de desfrutar de um tempo de qualidade com o Senhor, com a família e, até mesmo, a sós.
A Sabedoria do Temor ao Senhor
O versículo 30 fecha com chave de ouro ao afirmar que “a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”. Temer ao Senhor é o princípio da sabedoria; e, se desejamos administrar nossas vidas de forma a agradar a Deus, precisamos reverenciá-Lo. Isso implica submeter a Ele nossos sonhos, vontades e desejos, nossa casa, família, trabalho, ministério, enfim, tudo.
Buscar a Deus em Primeiro Lugar
Não adianta buscar o Senhor apenas quando as coisas saem do controle, ou orar como último recurso, ou ainda folhear a Bíblia na expectativa de encontrar um “versículo mágico”. Portanto, Deus não é um estepe para nossas vidas; Ele deseja que entreguemos o volante a Ele e permitamos que Ele nos conduza em tudo.
Parando de Agir Por Conta Própria
Precisamos parar de agir por nossa própria conta e depois nos queixar de que estamos esgotadas. Vamos parar de nos envolver em problemas que nem são da nossa responsabilidade, como se os nossos próprios já não fossem suficientes. Assim, não tratemos Deus como uma saída de emergência, quando Ele, na verdade, é o oxigênio que nos sustenta.
Chamado ao Compromisso e Maturidade Espiritual
Chega de agir como insensatas, mulheres desorientadas na fé, sem rumo e direção. Deus nos chama, hoje, para um alinhamento com Ele, a um compromisso de fidelidade e maturidade espiritual. Portanto se queremos ser mulheres plenas e equilibradas, precisamos estar aos pés de Jesus, vivendo totalmente dependentes da Sua orientação.
Para Você Meditar
- Como você tem equilibrado sua vida entre família, trabalho e fé?
- Você tem vivido com a paz e a direção de Deus ou com a ansiedade de tentar fazer tudo por conta própria?
- Você já permitiu que Deus assumisse o controle total de suas decisões e prioridades?
Oração
“Senhor, reconheço que muitas vezes tento fazer tudo por conta própria e acabo sobrecarregada e ansiosa. Ajude-me a confiar mais em Ti, entregando cada área da minha vida e buscando a Tua sabedoria para conciliar minhas responsabilidades. Quero ser uma mulher que Te teme e encontra descanso em Ti. Ensina-me a Te colocar sempre em primeiro lugar, em nome de Jesus, amém.”
Desafio
Hoje, reserve um tempo para orar e perguntar a Deus o que Ele deseja que você priorize. Anote suas responsabilidades e peça a orientação de Deus para identificar os compromissos que realmente importam e aqueles que você pode ajustar ou deixar de lado.
Permita que Deus seja o centro do seu equilíbrio! Assista ao vídeo completo deste devocional em nosso canal no YouTube e outros vídeos que vão te ajudar em sua jornada de fé! [clique aqui]

Escritora e Fundadora do Bem-Aventuradas em Cristo.